Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ozzie, gorila macho mais velho do mundo, morre em zoológico de Atlanta (EUA)

    Aos 61 anos, a morte do animal ocorre poucos dias após o sacríficio de sua companheira de habitat

    Ozzie
    Ozzie Zool´gocio de Atlanta

    Amanda Jacksonda CNN

    Ozzie, o gorila macho mais velho do mundo e o terceiro gorila mais velho do mundo, morreu nesta terça-feira (25) no zoológico de Atlanta, anunciou a instituição. Ele tinha 61 anos.

    A causa da morte do gorila das planícies ocidentais de ainda não é conhecida, disse o zoológico em um comunicado à imprensa.

    Ozzie era considerado uma verdadeira lenda no zoológico e era o único sobrevivente da geração original de gorilas que chegou ao espaço reservado à espécie em 1988.

    Na semana passada, os funcionários notaram um declínio no apetite de Ozzie. “Nas últimas 24 horas, as equipes o trataram quando ele apresentou sintomas como inchaço facial, fraqueza e incapacidade de comer ou beber”, diz o comunicado. Uma necropsia será realizada para determinar a causa da morte.

    A morte de Ozzie ocorre poucos dias depois que sua companheira de habitat, Choomba, foi sacrificada devido a um declínio em sua saúde. Ela tinha 59 anos. Os dois viviam juntos na mesma área de habitat no Zoo Atlanta e estavam juntos há mais de 15 anos.

    Ozzie era frequentemente visto por visitantes cochilando em seu espaço favorito – sua pilha de madeira. Suas comidas favoritas incluíam laranjas e repolho. E ele se comunicava com a equipe usando vocalizações de “resposta” e uma série de batidas características em portas ou janelas, de acordo com sua biografia no site do zoológico.

    “Esta é uma perda devastadora para o Zoo Atlanta. Sabíamos que esse momento chegaria algum dia, mas nada consegue conter a profunda tristeza que sentimos por perder uma lenda”, disse Raymond B. King, presidente e CEO da instituição.

    O gorila da planície ocidental está listado atualmente como criticamente ameaçado, de acordo com o World Wildlife Fund (WWF). Devido à caça furtiva e doenças, a população da espécie diminuiu mais de 60% nos últimos 20-25 anos, de acordo com o WWF.

    Ozzie tem mais de 20 descendentes, segundo o zoológico . Ele deixa uma filha Kuchi; filhos Kekla, Stadi e Charlie; neta Lulu; bisneta Andi e bisneto Floyd, todos morando no Zoo Atlanta, de acordo com o comunicado. O resto de sua prole vive em outros zoológicos credenciados nos EUA e Canadá.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original