Papa Leão XIV reza por vítimas de supertufão nas Filipinas

Fenômeno deixou pelo menos dois mortos e grandes áreas de Luzon, a ilha principal, sem energia elétrica

Da Reuters
Papa Leão XIV durante audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano 08/10/2025 REUTERS/Yara Nardi
Papa Leão XIV durante audiência geral na Praça São Pedro, no Vaticano08/10/2025 REUTERS/Yara Nardi  • Reuters
Compartilhar matéria

O papa Leão XIV rezou no domingo (9) pelas vítimas do supertufão Fung-wong, que atingiu as Filipinas, matando pelo menos duas pessoas e deixando grandes áreas de Luzon, a ilha principal, sem energia elétrica.

Mais de um milhão de pessoas retiradas de áreas vulneráveis ​​antes da chegada prevista do tufão à província de Aurora, já na noite de domingo (9), com as autoridades instando os moradores a obedecerem às ordens de saída. 

“Rezo pelos falecidos e suas famílias, pelos feridos e pelos desabrigados”, disse o papa durante sua mensagem semanal do Angelus para a multidão na Praça de São Pedro.

Leão XIV também abordou os conflitos globais, afirmando que, para honrar a memória daqueles que foram mortos em combates e bombardeios, é necessário "cessar o fogo e comprometer-se com as negociações".

Ele também agradeceu "a todos aqueles que, em todos os níveis, estão trabalhando para construir a paz nas diversas regiões afetadas pela guerra".

Conhecido localmente como Uwan, Fung-wong é a 21ª tempestade deste ano a atingir uma nação que normalmente sofre com cerca de 20 tempestades por ano e ameaça sobrecarregar ainda mais os esforços de resposta a desastres, enquanto o arquipélago do Sudeste Asiático se recupera do tufão Kalmaegi, que matou 224 pessoas nas Filipinas e cinco no Vietnã na última semana.