Partido Republicano percebeu que deve mudar certas posturas, diz especialista

“O episódio de hoje acabou trazendo mais prejuízos para Trump do que vitórias," disse Thiago de Aragão, diretor da consultoria Arko Advice

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

Em entrevista à CNN, Thiago de Aragão, diretor da consultoria Arko Advice, falou sobre o futuro do Partido Republicano depois da derrota de Trump e dos ataques de apoiadores de Donald Trump nesta quarta-feira (6) no Capitólio.

“O Partido Republicano está percebendo que certas posturas devem mudar. O episódio de hoje acabou trazendo mais prejuízos para Trump do que vitórias. O presidente Mike Pence, seu leal vice, se colocou contra ele. Outros senadores republicanos estão tomando a mesma atitude. E nas últimas horas, vários nomes de peso do governo Trump e do Partido Republicano se colocaram contra o que ocorreu,” disse Aragão.

A invasão

Na tarde desta quarta-feira, o Congresso dos Estados Unidos suspendeu a contagem de votos do Colégio Eleitoral, que deve confirmar vitória de Joe Biden e Kamala Harris como presidente e vice-presidente dos Estados Unidos, respectivamente.

Sob forte policiamento, os procedimentos foram retomados durante a noite pelo vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que também é o presidente do Senado.

Ao reiniciar a contagem, o vice de Trump condenou os ataques e afirmou que o Congresso “retorna no mesmo dia para defender a Constituição”.

Mais cedo, Pence se recusou a seguir as vontades de Donald Trump. O vice era a última esperança do presidente de impedir a certificação da vitória da chapa Biden-Harris.

Mike Pence disse que o Capitólio viveu um “dia sombrio” e afirmou que vai respeitar o rito, cumprindo as obrigações constitucionais.

Os protestos desta tarde foram estimulados por Trump e alguns aliados. O republicano não reconhece a derrota nas urnas e, sem apresentar provas, aponta uma suposta fraude eleitoral. 

Apesar das declarações e de dezenas de ações, nenhum dos pedidos dele para desacreditar os resultados das eleições foi aceito pela Justiça norte-americana.

Leia também

Trumpismo é o resquício da antidemocracia nos EUA, diz pesquisador de Harvard

Democratas conquistam duas cadeiras na Geórgia; Biden terá maioria no Congresso

Democracia dos EUA sofre um ataque inédito, diz Biden após invasão ao Congresso

Donald Trump discursou para apoiadores nesta quarta-feira (6)
Donald Trump discursou para apoiadores nesta quarta-feira (6)
Foto: CNN Brasil (6.jan.2021)

(Publicado por Sinara Peixoto)
 

Mais Recentes da CNN