Passageiros devem estar amontoados para não congelar, diz ex-capitão americano sobre submarino desaparecido
David Marquet, ex-capitão de submarino aposentado da Marinha americana, descreveu os possíveis cenários pelos quais os cinco passageiros do submersível Titan podem estar passando
O capitão da Marinha aposentado David Marquet, ex-capitão de submarino, descreveu nesta quarta-feira (21) os possíveis cenários pelos quais os cinco passageiros do submersível Titan podem estar passando.
Marquet disse que imagina que os passageiros estão com sede e fome, mas que “isso provavelmente não vai matá-los”. Se estiverem vivos, ele disse que provavelmente estão muito desconfortáveis.
“Eles estão congelando. A água ao redor do navio está no ponto de congelamento ou ligeiramente abaixo. Quando eles expiram, sua respiração se condensa. Há gelo no interior das partes do submarino. Eles devem estar todos amontoados tentando conservar seu calor corporal. Eles estão ficando sem oxigênio e estão exalando dióxido de carbono”, disse o capitão.
Ele disse à CNN que o submersível tem uma “capacidade limitada” de absorver o dióxido de carbono exalado, que em níveis elevados pode causar dores de cabeça, confusão e náusea.
“O oxigênio, o dióxido de carbono e o congelamento são o que eles precisam aguentar o máximo possível para dar aos socorristas o tempo de que precisam”, acrescentou Marquet.