Porta-voz Houthi: ataque do Irã contra Israel foi "ato legítimo de resposta"

Representante dos rebeldes iemenitas apoiados pelo Irã afirmou que ofensiva contra Israel foi retaliação por ataques anteriores.

Da CNN
Compartilhar matéria

Um porta-voz dos rebeldes Houthis, grupo armado iemenita apoiado pelo Irã, declarou à Reuters que o ataque lançado por Teerã contra Israel foi um "ato legítimo de resposta".

A declaração surge após os ataques com mísseis e drones realizados pelo Irã contra alvos israelenses na noite de sábado (13/5), em uma escalada das tensões entre os dois países.

Contexto do Conflito

Os Houthis vêm atacando navios israelenses no Mar Vermelho há meses, em uma resposta à guerra em Gaza. Antes dos ataques mais recentes, um navio foi apreendido pelo Irã, indicando uma iminente retaliação.

A ofensiva iraniana ocorreu após semanas de crescentes tensões, que incluem um ataque a uma instalação militar iraniana em Damasco, na Síria, atribuído a Israel.

Reações Internacionais

Israel convocou uma reunião de seu gabinete de segurança para avaliar uma possível resposta. O G7 também se reunirá para discutir uma solução diplomática, enquanto os EUA pediram contenção.

A Rússia, importante aliada do Irã, manifestou preocupação com a escalada do conflito, pedindo "contenção" a ambos os lados. A China, outra parceira de Teerã, também tem sido cautelosa em suas declarações.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.