Prefeito de Velykoburlutska é libertado após ser capturado por russos, diz oficial

Viktor Tereshchenko havia sido preso por forças russas na última quinta-feira (17)

Ouvir notícia

Viktor Tereshchenko, prefeito da comunidade Velykoburlutska, na Ucrânia, foi libertado, de acordo com uma mensagem de vídeo do chefe da Administração Estatal Regional de Kharkiv, Oleh Syniehubov, nesta sexta-feira (18).

Na última quinta-feira (17), Syniehubov disse que Tereshchenko foi “capturado” pelas forças russas.

“O inimigo libertou Viktor Tereshchenko. Acabei de falar com ele. Ele está no hospital recebendo tratamento. Ele é um bom homem que se mantém firme e defende sua comunidade, seus moradores, seu eleitorado. Mais uma vez, isso só prova que o inimigo não prevalecerá e ninguém entregará uma polegada de nossa terra ao inimigo”, declarou Syniehubov.

Ele ainda afirmou que as forças russas não permitiram a entrega de ajuda ao longo dos corredores de evacuação, então as autoridades locais estabeleceram centros de ajuda logística nas cidades próximas que mais precisavam.

Na terça-feira (15), o prefeito de Melitopol, Ivan Fedorov, que havia sido preso pelas forças russas, foi libertado como parte de uma troca de prisioneiros.

No domingo (13), Yevhen Matveyev, líder de Dniprorudne, uma pequena cidade ao norte de Melitopol, foi sequestrado por tropas russas, segundo o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba.

A CNN não pôde confirmar a alegação de forma independente.

 

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN