Premiê libanês se diz “otimista” com cessar-fogo nas próximas horas ou dias
Najib Mikati conversou com enviado dos EUA à região
O primeiro-ministro interino do Líbano, Najib Mikati, diz que se sente otimista quanto a um potencial cessar-fogo entre o Hezbollah e Israel “dentro das próximas horas ou dias”, depois de falar com o enviado dos Estados Unidos, Amos Hochstein.
“Estamos fazendo o nosso melhor e estamos otimistas de que nas próximas horas ou dias teremos um cessar-fogo”, disse Mikati nesta quarta-feira (30) em entrevista ao meio de comunicação libanês Al Jadeed.
“O mero movimento [de Hochstein] é um sinal de esperança. Esperamos que isso se traduza num cessar-fogo e o veremos antes do final da semana em Beirute”, disse também Mikati.
A CNN entrou em contato com o escritório de Hochstein para comentar.
Hochstein e seu colega da Casa Branca, Brett McGurk, estarão em Israel na quinta-feira (31) para discussões sobre o Líbano, Gaza, o Irã, os reféns e “outros assuntos regionais”, disse anteriormente um funcionário dos EUA à CNN. Separadamente, o diretor da CIA, Bill Burns, deverá estar no Cairo.
Israel e a Casa Branca já haviam minimizado uma suposta proposta de cessar-fogo que circulava na mídia israelense. “Há muitos relatórios e rascunhos circulando. Nenhum reflete o estado atual das negociações”, disse o gabinete do primeiro-ministro israelense (PMO) em comunicado à CNN.
A Casa Branca deu a mesma mensagem, com o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Sean Savett, dizendo à CNN que os supostos rascunhos compartilhados online não refletem o estado atual das negociações de cessar-fogo.