Presidente do Irã deve aprovar lei suspendendo cooperação com órgão nuclear

Projeto suspende cooperação com a Agência Internacional de Energia Atômica, órgão da ONU

Mohammed Tawfeeq, da CNN
Bandeira com logo da AIEA em Viena  • 10/7/2019 REUTERS/Lisi Niesner
Compartilhar matéria

O Irã está mais perto de aprovar um projeto de lei que suspende a cooperação com a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), informou a mídia estatal iraniana IRNA nesta quinta-feira (26).

O projeto está agora em sua etapa final antes de se tornar lei, tendo sido enviado ao presidente do país para sua sanção.

Isso ocorre após a aprovação pelo Conselho Guardião do Irã, composto por 12 integrantes, que detém o poder de vetar a legislação e supervisionar as eleições.

A aprovação do conselho ocorreu um dia após o comitê de segurança nacional do Parlamento iraniano aprovar o projeto de lei para suspender a cooperação com o órgão de fiscalização nuclear da ONU.

A AIEA afirmou nesta quinta que está "ciente desses relatos". Em um breve comunicado compartilhado com a CNN, acrescentou: "Até o momento, a AIEA não recebeu nenhuma comunicação oficial do Irã sobre este assunto".

De acordo com a IRNA, o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, afirmou que a cooperação com a agência será suspensa até que as instalações nucleares iranianas tenham a segurança garantida.