Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Presidente Lula oferece ajuda ao Chile para combater incêndios florestais

    Gabriel Boric, presidente chileno, agradeceu e afirmou que auxílio será importante; mais de 120 pessoas morreram no país vizinho

    Da CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ofereceu ajuda ao Chile, que enfrenta fortes incêndios florestais. Ao menos 122 pessoas morreram até o momento, segundo as autoridades do país sul-americano.

    Lula também disse estar “muito triste com a tragédia”, considerada a pior no território chileno desde o terremoto de 2010, que vitimou mais de 500 pessoas, e destacou solidariedade à nação vizinha.

    Gabriel Boric, presidente do Chile, agradeceu o apoio de Lula, ressaltando que a ajuda do Brasil e de outros países será muito importante no combate aos incêndios.

    O chefe de Estado decretou estado de emergência anteriormente. A maior parte do fogo estava se espalhando na região costeira de Valparaíso, província com quase um milhão de pessoas, sede do Congresso e onde fica um dos principais portos do país.

    Além disso, para facilitar o acesso dos serviços de resgate e bombeiros às áreas afetadas pelo fogo, o governo estabeleceu toque de recolher nas regiões de Viña del Mar, Quilpué, Limache e Villa Alemana.

    As autoridades pedem que a população evite sair de casa e utilizar veículos para não gerar congestionamentos e impedir a passagem das equipes de emergência.

    A origem dos incêndios ainda é investigada, assim como possível participação humana no início das chamas.