Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Prolongamento de guerra pode prejudicar popularidade de Putin, diz especialista

    Vicente Ferraro lembra que conflito prolongado na Chechênia na década de 1990 causou danos à imagem do presidente Boris Ieltsin, à época

    Da CNN*

    Um eventual prolongamento da guerra na Ucrânia pode prejudicar a popularidade do presidente Vladimir Putin, segundo o cientista político Vicente Ferraro, pesquisador do Laboratório de Estudos da Ásia da Universidade de São Paulo.

    Na sexta-feira (25), um alto general russo afirmou que a “primeira etapa” do plano militar da Rússia na Ucrânia está concluída e que, agora, o foco é atingir o leste do país vizinho.

    O conflito, que completou um mês nesta semana, já deixou pelo menos 1.035 mortes de civis do lado ucraniano e ao menos 3,6 milhões de cidadãos que viviam na Ucrânia deixaram o país, segundo as últimas atualizações da ONU.

    “A popularidade do Putin sempre foi motivada por grandes conflitos, como na Chechênia [1999-2000], na Geórgia [2008] e o conflito em 2014 [na Crimeia]. Mas foram conflitos onde a vitória da Rússia foi muito rápida. Se essa guerra se prolongar, poderia remontar à Primeira Guerra na Chechênia [1994-1996], quando a guerra se prolongou por mais de um ano, com muitas baixas para a Rússia, e isso se trouxe muita impopularidade para o presidente Boris Ieltsin à época”, disse Ferraro.

    Veja na íntegra a entrevista com o pesquisador da USP.

    Fotos –

    *Publicado por Marcelo Tuvuca