Putin e Trump devem se encontrar nos próximos dias, diz assessor russo

Yuri Ushakov afirmou que preparativos para encontro estão em andamento

Gleb Bryanski, Mark Trevelyan e Kevin Liffey, da Reuters
Compartilhar matéria

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos Estados Unidos, Donald Trump, se encontrarão nos próximos dias, afirmou o assessor do governo russo, Yuri Ushakov, nesta quinta-feira (7).

“Por sugestão do lado americano, um acordo foi essencialmente alcançado para realizar uma reunião bilateral do mais alto nível nos próximos dias, ou seja, um encontro entre o presidente Vladimir Putin e Donald Trump”, disse Ushakov. “Estamos agora iniciando os preparativos concretos junto com nossos colegas americanos”, acrescentou em comentários televisionados.

Ele não especificou onde a cúpula ocorreria. Putin deveria se encontrar ainda nesta quinta-feira com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, o que fontes já haviam sugerido como um possível local.

O índice do mercado de ações russo subiu 4,5% após o anúncio da reunião.

Não houve nenhuma cúpula entre os líderes dos EUA e da Rússia desde que Putin e Joe Biden se encontraram em Genebra em junho de 2021.

A Rússia entrou em guerra na Ucrânia em fevereiro de 2022, mergulhando as relações em uma crise profunda.

Trump tem se empenhado em melhorar as relações com a Rússia e tentar pôr fim à guerra, embora em seus comentários públicos tenha oscilado entre a admiração e a dura condenação de Putin.

Ushakov disse que o enviado de Trump, Steve Witkoff, em uma reunião com Putin na quarta-feira (6), levantou a possibilidade de um encontro entre Trump, Putin e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.

Mas ele afirmou que o lado russo deixou essa proposta “completamente sem comentários”.

“Propomos, antes de tudo, focar na preparação de uma reunião bilateral com Trump e acreditamos que o principal é que essa reunião seja bem-sucedida e produtiva”, disse Ushakov.