Quadro de Trump parece evoluir bem, mesmo com uso de oxigênio, analisa médica

Cardiologista Ludhmila Hajjar avaliou o boletim médico mais recente do presidente dos Estados Unidos

Da CNN
Compartilhar matéria

 

O boletim médico mais recente do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou que ele teve duas quedas de saturação de oxigênio durante o tratamento contra o novo coronavírus. Por isso, Trump recebeu oxigênio para auxiliar na respiração.

Assim como os médicos do governante, a cardiologista Ludhmila Hajjar avaliou à CNN como positivo o progresso do quadro de saúde do presidente norte-americano.

"Sabemos que em torno de 80% das pessoas [infectadas com Covid-19] não necessitarão de internação ou oxigênio, mas os 20% de indivíduos acometidos pela doença que precisam ser hospitalizados, como é o caso de Trump, são normalmente idosos, homens. A obesidade também aumenta muito a chance de complicação", explicou.

A médica disse que a internação de Trump revela uma provável infecção durante o combate do sistema imunológico ao vírus.

"É possível que o que tenha levado ele à internação seja um quadro inflamatório, que foi confirmado pela presença de febre e a necesiddade temporária de oxigênio. Não dá para configurar como um quadro como leve ou muito tranquilo", destacou Ludhmila.

Veja também:

Trump pode ter alta amanhã se o quadro clínico continuar melhorando, diz equipe
Fatores de risco de Trump inspiram maiores cuidados contra Covid-19
Uso de remdesivir por Trump pode indicar infecção grave de Covid-19

A médica, que atua como intensivista na Rede D'Or, explicou que entre o sétimo e décimo dia de surgimento dos sintomas é que inflamação fica mais evidente em pacientes com coronavírus.

"Isso acontece porque nosso organismo vai reagir contra o vírus produzindo substâncias para tentar bloquear a replicação dele, é uma defesa. Em alguns casos, a inflamação vem intensa provocando febre e comprometimento respiratório."