Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Quando será o segundo turno das eleições presidenciais da Argentina?

    Sergio Massa, do Unión por la Patria, e Javier Milei, do La Libertad Avanza, foram os mais votados nas eleições do domingo (22) e irão ao segundo turno

    Massa e Milei irão ao segundo turno presidencial na Argentina
    Massa e Milei irão ao segundo turno presidencial na Argentina Fotos: Foto de Tomas Cuesta/Agustín Marcarian/Pool/Getty Images

    Da CNN

    Os argentinos foram às urnas no domingo (22) para decidir o novo presidente do país. Sergio Massa e Javier Milei foram os candidatos mais votados e disputarão o segundo turno da eleição presidencial.

    O segundo turno das eleições presidenciais da Argentina é realizado 30 dias após o primeiro turno. No caso das atuais eleições, a nova rodada de votações para a Presidência da República está prevista para o dia 19 de novembro, entre 8h e 18h, segundo as autoridades eleitorais do país.

    Participarão das eleições apenas as duas candidaturas mais votadas no primeiro turno, sendo eleita aquela que obtiver maior número de votos afirmativos validamente emitidos, segundo a mesma fonte.

    O segundo turno é previsto por lei na Argentina no Código Eleitoral no artigo 148, que estabelece que tanto o presidente quanto o vice-presidente serão eleitos por votação nacional pelo menos três meses antes do término do mandato do atual chefe de Estado.

    “Em caso de demissão dos dois candidatos de qualquer uma das duas chapas mais votados no primeiro turno, o outro será proclamado eleito”, indicam as autoridades eleitorais.

    Conforme estabelece o código eleitoral, em caso de morte de um dos dois candidatos que eventualmente cheguem ao segundo turno, o partido que representa o candidato falecido deverá substituí-lo nos próximos sete dias.

    Por fim, caso morram os dois candidatos que vão ao segundo turno, a lei estabelece novas eleições.

    Veja também: Massa e Milei disputarão o segundo turno da eleição presidencial na Argentina

    Publicado por Flávio Ismerim, com informações da CNN Internacional e da CNN Espanhol