Quase mil crianças foram mortas ou feridas na Ucrânia, diz Unicef
Catherine Russell, diretora executiva do órgão, afirmou que as crianças do país precisam de segurança, estabilidade e apoio
Pelo menos 972 crianças foram mortas ou feridas desde que a Rússia iniciou a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
“E esses são apenas os números que as ONU conseguiu verificar. Acreditamos que o número real seja muito maior”, disse a diretora executiva do Unicef, Catherine Russell, em comunicado.
Russell apontou para a profunda angústia que muitas crianças na Ucrânia podem estar experimentando após a violência, além da devastação que a guerra trouxe ao sistema educacional do país.
“O início do ano letivo em pouco mais de uma semana é um forte lembrete de quanto as crianças na Ucrânia perderam. O sistema educacional da Ucrânia foi devastado pela escalada das hostilidades em todo o país. As escolas foram alvo ou usadas por partidos, resultando em famílias que não se sentem seguras para enviar seus filhos à escola”, disse ela na segunda-feira.
“Estimamos que 1 em cada 10 escolas foram danificadas ou destruídas”, acrescentou.
Russell pediu um cessar-fogo, dizendo que as crianças precisam de segurança, estabilidade e apoio. “Todas as crianças precisam estar na escola e aprendendo, incluindo crianças apanhadas em emergências”, disse ela. “Mas mais do que tudo, as crianças da Ucrânia precisam de paz.”