Rainha Elizabeth II faz aparição surpresa na varanda do palácio para encerrar Jubileu

Evento marcou os 70 anos de reinado da regente mais longeva da história do Reino Unido

Max Foster e Lauren Said-Moorhouseda CNN*

Londres

Ouvir notícia

A rainha britânica Elizabeth II fez uma aparição surpresa na varanda do Palácio de Buckingham neste domingo (5), como parte do último dia de celebrações para marcar seu histórico reinado de 70 anos.

A rainha não participou de eventos na sexta (3) e no sábado (4) – um serviço de ação de graças na Catedral de Saint Paul e uma tarde no hipódromo de Epsom – depois de sentir “desconforto” durante o desfile do dia de abertura na quinta-feira (2).

A rainha estava ao lado de três gerações de sua família – o príncipe Charles e sua esposa, Camilla, a duquesa da Cornualha, bem como o príncipe William e Catherine, a duquesa de Cambridge, e seus três filhos – para o deleite de milhares que se reuniram ao longo da avenida The Mall para acompanhar este Jubileu, que é único.

A multidão rugiu quando a monarca de 96 anos – vestida com um verde vibrante e segurando sua bengala – emergiu com um sorriso largo e inspecionou o mar de bandeiras do Reino Unido empunhadas por simpatizantes patrióticos.

Em uma mensagem divulgada pelo Palácio de Buckingham na noite de sábado (4), a rainha disse que se sentiu “profundamente tocada” por todas as pessoas que se reuniram em eventos em Londres e em outros lugares do Reino Unido para registrar o seu marco.

“Quando se trata de como marcar 70 anos como sua rainha, não há nenhum guia a seguir. É realmente a primeira vez. Mas fiquei humilde e profundamente tocada por tantas pessoas terem saído às ruas para celebrar meu Jubileu de Platina“, começou a mensagem.

“Embora eu não tenha participado de todos os eventos pessoalmente, meu coração está com todos vocês; e continuo comprometida em atendê-los da melhor maneira possível, apoiada por minha família”, continuou ela.

A monarca disse que foi “inspirada pela bondade, alegria e afinidade” vista durante o fim de semana do Jubileu e esperava que “esse sentimento renovado de união seja sentido por muitos anos”.

Ela concluiu sua mensagem, dizendo: “agradeço sinceramente por seus bons votos e pelo papel que todos desempenharam nestas felizes celebrações”.

Aparições da rainha

Essa foi a terceira aparição da monarca na sacada durante o fim de semana do Jubileu. Ela assistiu ao sobrevoo dos aviões com sua família e recebeu uma saudação dos soldados quando eles voltaram da parada militar Trooping the Color, na quinta-feira (2). Ela também participou da cerimônia de iluminação da tocha naquela noite.

Durante a breve aparição de três minutos, a rainha assistiu firmemente enquanto sua família se juntava ao público em uma versão do Hino Nacional, executada pela Banda dos Fuzileiros Navais Reais.

Quando os sinalizadores vermelhos, brancos e azuis foram disparados para o ar, a família acenou uma última vez e voltou para a residência, quando o elenco de “Mamma Mia!”, do West End, começou a cantar Dancing Queen.

Momentos antes, o cantor e compositor britânico Ed Sheeran ocupou o centro do palco em frente aos portões do palácio, onde cantou seu hit Perfect. Imagens de arquivo da rainha e do duque de Edimburgo foram exibidas nas telas próximas.

O príncipe Harry e Meghan, duquesa de Sussex – que mantiveram um perfil discreto durante seu retorno ao Reino Unido para as festividades – não estiveram presentes nas comemorações no domingo (5). O outro filho da rainha, o príncipe Andrew, também estava ausente, depois de testar recentemente positivo para o novo coronavírus.

A aparição na varanda encerrou um espetacular grande final de Jubileu no domingo. Mais cedo, um elenco de 6 mil pessoas foi às ruas do centro de Londres para o desfile em sua homenagem.

Seguindo uma rota de 3 quilômetros, militares, artistas, trabalhadores e voluntários de todo o Reino Unido e da Commonwealth marcharam, ecoando a própria coroação da rainha há 70 anos. A procissão carnavalesca desfilou pelas ruas de Westminster, ao longo da avenida The Mall e em direção ao Palácio de Buckingham.

Multidões que esperavam ver a rainha receberam uma pista de que a monarca havia decidido fazer uma aparição surpresa quando a bandeira do Royal Standard foi hasteada sobre o palácio no final do desfile.

 

*Com informações de James Frater, da CNN.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN