Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Refém escapou do Hamas, mas foi encontrado e devolvido por moradores de Gaza, diz família

    Roni Kriboy fugiu após prédio em que estava detido desabar com bombardeio

    Amir TalStephanie Halaszda CNN

    Um refém russo-israelense que conseguiu escapar do Hamas foi recapturado por moradores da Faixa Gaza e devolvido ao grupo armado, segundo a tia do homem que estava detido. Ele foi libertado no domingo (26).

    Roni Kriboy foi sequestrado no festival de música Nova durante o ataque do Hamas contra Israel, em 7 de outubro, e depois foi mantido refém em um prédio em Gaza, disse Yelena Magid à rádio israelense Kan Reshet B nesta segunda-feira (27).

    Veja também — Catar diz que trégua entre Israel e Hamas será estendida por dois dias

    O jovem de 25 anos conseguiu escapar quando o prédio foi bombardeado, mas, depois de se esconder por alguns dias, foi capturado e devolvido ao Hamas, afirmou Magid durante a entrevista.

    “Ele disse que foi sequestrado por terroristas e que o levaram para dentro de algum prédio. Eu entendi que, pelos bombardeios, o prédio desabou e ele conseguiu escapar de lá. E por vários dias ele se escondeu lá e ficou sozinho”, acrescentou a familiar.

    “Ele tentou chegar à fronteira. Acho que por ele não ter como saber onde estava e para onde fugir, provavelmente ficou um pouco desorientado ali na região. Ele ficou sozinho por quatro dias”, explicou.

    “No final, os habitantes de Gaza o pegaram e o devolveram às mãos dos terroristas”, complementou Magid.

    Kriboy sofreu um ferimento na cabeça quando o prédio onde estava detido desabou, mas está bem agora, ainda de acordo com a família. Ele é o primeiro homem adulto capturado em 7 de outubro a ser libertado pelo Hamas.

    A libertação do russo-israelense não fazia parte oficialmente do acordo de reféns entre Israel e o Hamas.

    Essa resolução abriu caminho para a libertação de 50 mulheres e crianças mantidas em cativeiro em Gaza, enquanto Israel libertará até 150 mulheres e crianças palestinas detidas em suas prisões.

    O Hamas atribuiu a libertação de Kriboy à intervenção do presidente russo, Vladimir Putin, e à “posição russa de apoio à causa palestina”.

    Magid disse que os pais de seu sobrinho se mudaram da Rússia para Israel em 1992, seis anos antes do nascimento de Kriboy. “O menino nasceu aqui e cresceu aqui a vida toda. Ele quase não fala russo”, relatou.

    Tópicos