Regime iraniano "provavelmente está mais fraco do que nunca", diz Rubio

Donald Trump levantou a possibilidade de um ataque contra o país do Oriente Médio após enviar navios para a região

Jennifer Hansler, da CNN
Bandeira do Irã  • 24/04/2024 REUTERS/Dado Ruvic
Compartilhar matéria

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta quarta-feira (28) que o regime iraniano "provavelmente está mais fraco do que nunca".

O chefe da diplomacia americana disse que "um problema central" enfrentado pelo regime do Irã, "diferentemente dos protestos que vimos no passado sobre outros temas, é que eles não têm como lidar com as principais queixas dos manifestantes, que é o colapso de sua economia".

Ele argumentou que a economia do país está "em colapso" devido às sanções e também devido ao regime ter gastado "todo o seu dinheiro e todos os seus recursos construindo armas e patrocinando grupos terroristas ao redor do mundo".

Rubio afirmou ainda que estima que o número de mortos nos recentes protestos seja "de milhares".

“Acho que os regimes, incluindo o do Irã, aprenderam que quando se começa a atirar na cabeça das pessoas com franco-atiradores, isso é eficaz. Quer dizer, funciona, e eles fizeram isso. É horrível, e é isso que temos visto”, comentou.

As falas de Rubio foram feitas ao Comitê de Relações Exteriores do Senado e acontecem logo após o presidente Donald Trump ter levantado novamente a possibilidade de uma ação militar caso Teerã não negocie um acordo nuclear.