Republicanos avaliam o custo de permanecer com Trump, diz especialista

Fernanda Magnotta, especialista em Relações Internacionais da FAAP, explica como ficará a situação entre o atual presidente dos EUA e o partido

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O partido Republicano avalia o futuro com o fim do governo de Donald Trump, que deixa o cargo nos Estados Unidos no próximo dia 20. A coordenadora do curso de Relações Internacionais da FAAP, Fernanda Magnotta, comentou sobre a invasão ao Congresso americano e as consequências políticas para o país.

“O partido Republicano está pensando no dia seguinte ao fim da gestão Trump. O partido, em 2016, se curvou a ele, ainda que com muita resistência, porque viram um candidato com chance de possível retomada da Casa Branca. Os republicanos estão avaliando o custo de permanecer com Trump. Na medida que ele estica a corda demais, vai ficando politicamente muito difícil continuar apoiando ele”, avalia. 

Leia também:
Após confirmação do Congresso, Trump diz que fará transição organizada a Biden
Manifestantes pró-Trump invadem Capitólio e Congresso é fechado
Democracia dos EUA sofre um ataque inédito, diz Biden após invasão ao Congresso
Entenda o que é a 25ª Emenda e se Donald Trump pode ser removido do cargo 

“Neste momento não se tem clareza se ele vai buscar uma via de movimento próprio e levar alguns republicanos consigo ou se será reacomodado em uma nova configuração dentro do partido. A pergunta é: qual será a cara do partido republicano nos próximos anos? Se ele vai voltar ao que era antes do trumpismo ou se vai beber nas mesmas fontes para continuar tendo relevância”, explica.

(Publicado por: André Rigue)

Mais Recentes da CNN