Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Resgate chega a trabalhadores presos em túnel na Índia

    Cerca de 41 homens estão presos há 17 dias no Himalaia

    Rhea Mogul, Aishwarya Iyerda CNN

    Na Índia, equipes de resgate conseguiram, nesta terça-feira (28), perfurar o túnel onde 41 trabalhadores estão presos no Himalaia, há 17 dias.

    Os homens estão isolados desde 12 de novembro, quando parte de um túnel em construção cedeu, no estado indiano de Uttarakhand. A única saída que o grupo tinha foi bloqueada. Os trabalhadores estão a mais de 60 metros de profundidade.

    O avanço segue uma série de contratempos, onde os esforços de resgate foram interrompidos depois que um maquinário, usado para perfurar o solo, quebrou. As equipes tiveram que cavar manualmente mais de 20 metros para conseguir chegar ao nível dos trabalhadores.

    O engenheiro executivo do governo de Uttarakhand, Avinash Kumar Saini, disse à CNN que a perfuração finalmente foi concluída após 17 dias.

    Com a perfuração concluída, os socorristas então empurraram um grande tubo para que os homens possam sair em segurança.

    “O trabalho de colocação de tubos no túnel para tirar os trabalhadores foi concluído. Logo todos os homens serão retirados”, escreveu Pushkar Singh Dhami, ministro-chefe Uttarakhand, na rede social X.

    A autoridade do distrito estadual, Kirti Panwar, deu um tom otimista de que os trabalhadores logo vão poder se reunir com suas famílias. “Estamos no fim de tudo”, disse ele.

    Mahi Shah, cunhado de um trabalhador preso na caverna, disse que os socorristas já entraram no túnel.

    “41 ambulâncias estão prontas aqui para as pessoas saírem. Nos foi dito em cerca de uma hora que todos estarão fora”, disse ele à CNN.

    Indrajeet Kumar, cujos irmãos Subodh e Biswajit estão entre os presos, disse que as famílias estavam esperando pelos parentes próximo ao local de resgate.

    “Eles ainda não saíram, mas nos disseram para estarmos prontos para acompanhá-los para assistência médica em breve”, disse ele.

    O vídeo transmitido pela televisão local mostrou cenas de dentro do túnel, com trabalhadores sorrindo e cantando depois que a perfuração parou. Uma ambulância foi vista entrando no túnel.

    Os trabalhadores – que são migrantes de alguns dos estados mais pobres da Índia – têm recebido alimentos, água e oxigênio através de um tubo de 53 metros que foi inserido no subsolo. Autoridades disseram que o grupo apresenta um bom quadro de saúde.

    Os médicos no local mantiveram contato regular com os homens na caverna, dando dicas sobre como permanecer confiantes e calmos.

    O túnel faz parte da rota Char Dham Highway do primeiro-ministro indiano Narendra Modi, um controverso projeto multimilionário que quer renovar a rede de transporte do país.

    Tópicos