Resistência ucraniana impediu anúncio de sucesso por Putin, diz Reino Unido
Intelgência britânica afirma que plano russo de invasão se baseou em suposição de conquista rápida dos principais centros populacionais da Ucrânia
O menosprezo da resistência ucraniana por parte da Rússia causou falhas operacionais importantes das forças russas, que preveniram o presidente Vladimir Putin de declarar um sucesso militar em seu discurso nas comemorações do “DIa da Vitória” em Moscou, avalia o Ministério da Defesa do Reino Unido.
Em boletim divulgado nesta terça-feira (10), a inteligência britânica afirma que é muito provável que o plano russo de invasão da Ucrânia tenha se baseado na suposição equivocada de que encontraria resistência limitada e seria capaz de cercar e conquistar rapidamente os centros populacionais importantes.
Tal susposição da Rússia levou suas Forças Armadas a tentar realizar a fase inicial do conflito com abordagem leve e precisa, com o objetivo de alcançar uma vitória rápida e com custos finaneiro e humano mínimos.
Mas, segundo o Reino Unido, o erro de cálculo russo em seu desempenho inicial levou a perdas insustentáveis e uma redução do foco operacional da Rússia.
Como informado na segunda-feira (9) pela inteligência britânica, a duração do conflito além do previsto levou as forças russas a ampliaram o uso de artilharia mais antiga e menos precisa, que aumenta o risco de baixas civis.