Resposta a terremotos na Venezuela seria difícil em qualquer país, diz ONU

Principal funcionário humanitário das Nações Unidas, disse à Reuters que as Nações Unidas trabalham bem com Caracas para a entrada de ajuda internacional

Da Reuters
Compartilhar matéria

Tom Fletcher, o principal funcionário humanitário das Nações Unidas, disse à Reuters que o desastre causado pelos terremotos consecutivos na Venezuela, de magnitudes 7,2 e 7,5, seria "incrivelmente difícil de administrar para qualquer governo do mundo".

As Nações Unidas pretendem alcançar 1,3 milhão de pessoas nos próximos seis meses, que são as que mais necessitam de apoio humanitário.

As autoridades elevaram o número de mortos para 3.889 na quinta-feira (9), enquanto o número de feridos permaneceu em 16.740.

Questionado sobre se os números de vítimas divulgados pelo governo eram confiáveis, Fletcher disse que era muito difícil afirmar, dada a natureza extremamente caótica do desastre.

Embora os moradores tenham criticado a lentidão da resposta do Estado, Fletcher afirmou que uma célula de coordenação da ONU, estabelecida junto ao governo, tem trabalhado bem para facilitar a ajuda internacional.

A ONU já mobilizou mais de 300 milhões de dólares em apoio coordenado, disse Fletcher, acrescentando que quase 40 mil pessoas já receberam ajuda alimentar nas duas semanas desde o início da resposta.

A ONU também está enviando equipes para fornecer apoio psicossocial às sobreviventes, especialmente mulheres e crianças.