Resultado das urnas pode dificultar últimos anos de governo Biden, diz professor
À CNN Rádio, Fernando Brancoli afirmou que eleições de meio de mandato têm “impacto profundo” no pleito presidencial de 2024
Os Estados Unidos definem o novo Congresso nas eleições de meio de mandato, que estão na fase de apuração nesta quarta-feira (9).
Projeções da CNN indicam maioria dos Republicanos na Câmara dos Representantes e empate no Senado entre Republicanos e Democratas.
Na avaliação do professor de relações internacionais da UFRJ Fernando Brancoli, as eleições de midterm “têm impacto profundo” no pleito presidencial de 2024.
“Caso se confirme a perda da maioria na Câmara, Joe Biden pode ter dois anos complicados, que podem reacender o debate se ele tem condições de concorrer à reeleição”, disse, à CNN Rádio.
Se a aprovação – que já é baixa – de Biden reduza ainda mais, a discussão dentro do partido Democrata se ele deve tentar a reeleição deve se intensificar, de acordo com o professor.
Brancoli reforça que a Câmara é responsável pelo controle de secretarias, comissões e discussões sobre normas.
Isso é importante em um momento em que “Biden tenta aprovar uma série de projetos, para recuperação econômica.”
Os Estados Unidos vivem um período de recorde de inflação.
“Republicanos não querem dar vida fácil a Biden, e iriam bloquear serviços e ações”, afirmou.
O professor completou: “Com a perda da Câmara, haverá dificuldades para criar dispositivos para lidar com a crise econômica”.
*Com produção de Isabel Campos