Partido de Milei sai vitorioso em eleições legislativas

Liberdade Avança teve 40% dos votos para Câmara dos Deputados; A Fuerza Patria, da oposição peronista, teve 24%.

Da CNN Brasil, São Paulo
Presidente da Argentina, Javier Milei, vota em eleições legislativas de meio de mandato em Buenos Aires
Presidente da Argentina, Javier Milei, vota em eleições legislativas de meio de mandato em Buenos Aires  • REUTERS/Cristina Sille
Compartilhar matéria

O partido do presidente argentino Javier Milei, La Libertad Avanza, conquistou 40,8% dos votos para a Câmara dos Deputados nas eleições de meio de mandato na Argentina. A coalizão Fuerza Patria, da oposição peronista, obteve 24,5%.

Com mais de 90% dos votos apurados, o partido de Milei deve conquistar 64 cadeiras na Câmara, contra 31 dos peronistas. O resultado representa uma forte vitória para Milei, cujo partido, junto com seus aliados, precisa de 86 votos na Câmara para impedir que a oposição anule vetos presidenciais.

Com as eleições de meio de mandato, Javier Milei buscava ampliar a base no Congresso para avançar com a agenda de reformas econômicas e políticas de austeridade. Até então, o partido do presidente tinha apenas 37 deputados e 6 senadores.

A votação ocorreu após o escândalo de corrupção que atingiu Karina Milei, irmã do presidente, e a polêmica envolvendo o presidente americano Donald Trump. Durante reunião na Casa Branca, ele sugeriu que o resgate financeiro dos Estados Unidos para a Argentina estaria condicionado à vitória de Milei nas eleições.

Apenas 68% dos eleitores compareceram às urnas, o percentual mais baixo para eleições legislativas desde a redemocratização do país.