Rubens Barbosa: Adesão de países nórdicos à Otan aumenta incerteza    

Especialista CNN comentou possibilidade de reação russa

Mariana Catacci, da CNN, Em São Paulo
Compartilhar matéria

Especialista CNN em relações internacionais, Rubens Barbosa, afirmou nesta terça-feira (5) que a adesão da Finlândia e da Suécia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) é uma vitória para a aliança, mas também representa o aumento da preocupação com uma reação da Rússia.  

“A Rússia já moveu armas poderosas para Kaliningrado, que fica em frente à Suécia. Aumenta a incerteza de tudo que está acontecendo”, disse o Especialista CNN. 

A aprovação da Suécia e da Finlândia como integrantes da Otan foi possível com a retirada do veto da Turquia, sob a condição de que opositores do regime turco nestes territórios fossem extraditados. 

Barbosa também destacou a importância de outro desdobramento ligado à aliança. Na última cúpula da Otan, realizada no fim de junho, em Madri, na Espanha, o Japão, a Austrália, a Coreia do Sul e a Nova Zelândia participaram pela primeira vez. A estreia dos países asiáticos também gerou uma reação da China. O líder chinês Xi Jinping advertiu contra a expansão das alianças militares.  

Veja mais no vídeo acima.