Rubens Barbosa: Guerra está adquirindo contornos que podem ir além da Ucrânia

Especialista CNN em Relações Internacionais afirmou que os recentes movimentos de Finlândia e Suécia de entrar na Otan podem fazer com que o conflito tome proporções maiores

Gabriel Fernedada CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

É esperado nesta semana que a Finlândia anuncie seu interesse em aderir a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). A Suécia é outro país que também pode pedir para entrar no grupo em breve. Esses dois movimentos têm como pano de fundo em comum a invasão russa à Ucrânia.

Para o Especialista CNN em Relações Internacionais, Rubens Barbosa, os recentes movimentos de Finlândia e Suécia de entrar na organização podem fazer com que a guerra entre Ucrânia e Rússia extrapole o território ucraniano.

“Não é só a Finlândia, a Suécia também está se preparando para pedir adesão a Otan. O presidente russo [Vladimir Putin] já anunciou que se isso acontecer será uma nova ameaça na fronteira da Rússia e que vai movimentar armas nucleares próximas da fronteira. É uma nova escalada na guerra que está começando a adquirir contornos perigosos que podem extrapolar o território ucraniano”.

Veja mais no vídeo acima

Mais Recentes da CNN