Rubens Barbosa: Sanções não vão mudar a determinação de Vladimir Putin

Para o Especialista CNN em Relações Exteriores, Putin seguirá focado em eliminar quaisquer ameaças à segurança russa – segundo sua própria narrativa

Raphael Buenoda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

De acordo com o Especialista CNN em relações internacionais Rubens Barbosa, as sanções contra o presidente russo, Vladimir Putin, não mudarão sua posição, e ele seguirá obstinado em manter sua narrativa de defesa da segurança nacional russa.

“Eu acho que as sanções não vão mudar a determinação do presidente [russo, Vladimir] Putin. Ele acreditar ter uma missão de eliminar qualquer risco à segurança da Rússia”, afirmou.

Por outro lado, Barbosa afirmou que por parte da Ucrânia houve um avanço em relação a uma possível negociação pela paz.

“O presidente da Ucrânia reconheceu que as portas da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) estão fechadas para o seu país. Esse é um primeiro sinal positivo porque essa é uma das reivindicações mais importantes do presidente Putin.”

Na opinião de Barbosa, os esforços dos Estados Unidos e seus aliados contra a Rússia têm surtido efeito.

“Eu acho que ele [Putin] subavaliou duas consequências da invasão ao território ucraniano. Primeiro, a resistência do povo ucraniano e do governo ucraniano. E segundo a rapidez com que o mundo ocidental, os Estados Unidos e a União Europeia, se uniram para impor sanções e apresentar uma frente unida contra a Rússia”, concluiu.

Veja mais no vídeo acima

Mais Recentes da CNN