Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rubens Barbosa: Telefonemas entre Biden e Putin mostram a intenção de negociar

    Especialista CNN avalia que nenhum país tem interesse em um conflito armado

    Pedro Zanattada CNN

    Em São Paulo

    O Especialista CNN em política internacional Rubens Barbosa comentou, neste sábado (12), sobre cenário atual das tensões entre os Estados Unidos e a Rússia.

    Para Barbosa, os telefonemas realizados entre o presidente americano Joe Biden e o presidente russo, Vladimir Putin, assim como as conversas entre Putin e o presidente da França, Emmanuel Macron, mostram que “a intenção é negociar. A diplomacia ainda está prevalecendo”, afirmou.

    “A técnica de escalar as tensões, no caso de Putin, e a de denunciar a eminência de uma invasão na Ucrânia, por parte de Biden, mostra que os dois lados estão pressionando por uma solução. Ninguém se interessa por um conflito armado”, disse.

    O especialista falou que a preocupação russa com a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) não é algo novo. “Logo depois da queda do Muro de Berlim, os líderes ocidentais afirmaram que não iriam estender o nível de influência da organização, mas essas garantias não foram escritas. Isso preocupa os russos”, afirmou.

    Visita de Bolsonaro à Rússia

    Sobre a visita do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao presidente russo, Barbosa avalia que “ela não poderia deixar de ocorrer, uma vez que já estava sendo agendada desde meados de setembro do ano passado. Além disso, o cancelamento poderia gerar a impressão de fraqueza por parte de Bolsonaro entre seus apoiadores”.

    Por fim, o Especialista CNN comentou que a encontro “pretende mostrar que o Brasil não está isolado no cenário geopolítico. Bolsonaro mantém as visitas e reforça seus laços com países considerados, por ele, conservadores”, concluiu.