Rubio fará reunião com autoridades da Dinamarca para tratar da Groenlândia

Encontro ocorre após pedido do ministro das Relações Exteriores da Groenlândia e do chanceler dinamarquês, em meio ao renovado interesse dos EUA pela ilha

Kylie Atwood, da CNN
Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, em Washington  • 17/07/2025 REUTERS/Nathan Howard
Compartilhar matéria

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que se reunirá com autoridades da Dinamarca na próxima semana, após o renovado interesse dos EUA em assumir o controle da Groenlândia.

A declaração vêm depois de o ministro das Relações Exteriores da Groenlândia e o chanceler dinamarquês solicitarem uma reunião com o principal diplomata dos EUA.

Rubio — ecoando uma declaração da Casa Branca no início desta semana — não descartou a possibilidade de uma intervenção militar dos EUA para adquirir a Groenlândia caso Trump considere isso necessário para a segurança nacional americana, embora tenha falado em termos gerais.

“Todo presidente sempre mantém essa opção; não estou falando da Groenlândia, estou falando de forma global: se o presidente identifica uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, todo presidente mantém a opção de enfrentá-la por meios militares”, disse.

Mas Rubio afirmou que a intenção de Trump sempre foi comprar a Groenlândia, observando que ele deixou esse objetivo claramente articulado durante seu primeiro mandato.

“Isso não é novo; ele falou sobre isso em seu primeiro mandato. E ele não é o primeiro presidente dos EUA que examinou ou considerou como poderíamos adquirir a Groenlândia”, destacou Rubio, acrescentando que o presidente Harry Truman também havia considerado a ideia.

Rubio afirmou que diplomatas sempre “preferem resolver as coisas de maneiras diferentes”. Em seguida, fez uma ligação direta com a Venezuela, dizendo que o governo Trump tentou, naquele caso, resolver o problema por meio da diplomacia.

“Tentamos repetidamente alcançar um desfecho que não envolvesse ter de entrar e capturar um traficante de drogas indiciado. Infelizmente, essas tentativas não tiveram sucesso”, comentou Rubio sobre a Venezuela.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original