Rússia atacou uma grande refinaria de petróleo na Ucrânia, dizem militares
Ataque ocorre um dia depois do Kremlin acusar Kiev de montar um ataque de helicóptero a um depósito de combustível civil russo
- 1 de 10
Após o presidente Vladimir Putin fazer um pronunciamento autorizando uma "operação militar especial" na Ucrânia, primeiras explosões foram registradas na capital Kiev na quinta-feira, 24 de fevereiro • Gabinete do Presidente da Ucrânia
- 2 de 10
Um comboio de tropas russas com quilômetros de extensão se desloca na Ucrânia, em direção à Kiev. Na última semana, autoridades britânicas afirmaram que a longa fila de veículos militares estaria parada • Maxar
- 3 de 10
Desde o início da guerra, pelo menos 3,3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia, segundo dados da ONU. Cerca de 6,5 milhões se deslocaram dentro do território ucraniano • Wolfgang Schwan/Anadolu Agency via Getty Images
-
- 4 de 10
Milhares de pessoas foram presas em protestos antiguerra na Rússia ao longo dos dias de guerra na Ucrânia • Anadolu Agency via Getty Images (27.fev.2022)
- 5 de 10
Um fluxo de pessoas que passava por um posto de controle tentando deixar a cidade de Irpin, no dia 6 de março, foi atingido por um ataque de projéteis. Três pessoas foram mortas, disseram autoridades ucranianas, incluindo duas crianças. • Carlo Allegri/Reuters (07.mar.2022)
- 6 de 10
Em 4 de março, um tiroteio entre forças russas e ucranianas causaram um incêndio no complexo onde fica localizada a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior desse tipo em toda a Europa. Os confrontos não chegaram a atingir os prédios de atividade nuclear • Reprodução
-
- 7 de 10
No dia 9 de março, a Ucrânia acusou a Rússia de bombardear um hospital infantil e maternidade na cidade de Mariupol. Pelo menos uma gestante e seu bebê não resistiram aos ferimentos causados pelo ataque • Reuters
- 8 de 10
Marina Ovsyannikova, editora de TV russa, chamou a atenção de todo o mundo após um protesto antiguerra ao vivo em um canal estatal. Depois da manifestação, Marina foi levada pela polícia e teria sido submetida à 14 horas de interrogatório • Russia Channel 1/Reprodução (14.mar.2022)
- 9 de 10
Na quarta-feira, 16 de março, um teatro usado como abrigo em Mariupol foi atingido por um suposto ataque aéreo russo, segundo a Ucrânia. Imagens de satélite mostraram a palavra "crianças" escrita nos dois lados de edifício • Maxar Technologies
-
- 10 de 10
Ataque a shopping center no distrito de Podilsky, em Kiev, deixou ao menos oito mortos. Destroços e escombros foram capturados do lado de fora • Ceng Shou Yi/NurPhoto via Getty Images (20.mar.2022)
As forças russas atacaram uma grande refinaria de petróleo ucraniana em uma série de ataques na manhã deste sábado (2), de acordo com um porta-voz das forças armadas do país.
A refinaria, na cidade ucraniana central de Kremenchuk, foi atingida por “armas aéreas e marítimas de alta precisão de longo alcance”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashenkov, em um briefing neste sábado.
Konashenkov disse que os militares russos destruíram instalações de armazenamento de gasolina e diesel que abasteciam tropas ucranianas nas regiões leste e central do país.
A Rússia também atingiu aeródromos militares em Poltava e Dnipro, cidades a leste de Kremenchuk, usando mísseis aéreos de alta precisão, disse Konashenkov.
Dmytro Lunin, governador da região ucraniana de Poltava, onde a refinaria está localizada, disse que três aviões russos realizaram o ataque por volta das 6h, horário local.
Lunin disse que não se sabe se alguém ficou ferido no ataque, mas que os serviços de emergência estavam apagando um incêndio na manhã de sábado. Ele afirmou ainda que quatro mísseis russos atingiram outros alvos em Poltava.
A maior petrolífera da Ucrânia, Ukrnafta, opera uma refinaria de petróleo em Kremenchuk, segundo a empresa.
O ataque à refinaria de petróleo ocorre um dia depois que o Kremlin acusou Kiev de montar um ataque de helicóptero a um depósito de combustível civil dentro do território russo. Imagens do local em chamas foram divulgadas nas redes sociais.
O Ministério da Defesa ucraniano não confirmou nem negou o ataque, e o presidente Volodymyr Zelensky se recusou a discutir o ataque quando questionado sobre isso durante uma entrevista à emissora Fox News.
Até agora, a CNN não conseguiu verificar essa afirmação e o Ministério da Defesa ucraniano disse à CNN que não tem informações sobre o incidente.
A Rússia passou nos últimos dias a ter como alvo instalações de armazenamento de combustível em torno da Ucrânia.