Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia atacou uma grande refinaria de petróleo na Ucrânia, dizem militares

    Ataque ocorre um dia depois do Kremlin acusar Kiev de montar um ataque de helicóptero a um depósito de combustível civil russo

    Radina GigovaNathan HodgeJake Kwonda CNN

    As forças russas atacaram uma grande refinaria de petróleo ucraniana em uma série de ataques na manhã deste sábado (2), de acordo com um porta-voz das forças armadas do país.

    A refinaria, na cidade ucraniana central de Kremenchuk, foi atingida por “armas aéreas e marítimas de alta precisão de longo alcance”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa russo, major-general Igor Konashenkov, em um briefing neste sábado.

    Konashenkov disse que os militares russos destruíram instalações de armazenamento de gasolina e diesel que abasteciam tropas ucranianas nas regiões leste e central do país.

    A Rússia também atingiu aeródromos militares em Poltava e Dnipro, cidades a leste de Kremenchuk, usando mísseis aéreos de alta precisão, disse Konashenkov.

    Dmytro Lunin, governador da região ucraniana de Poltava, onde a refinaria está localizada, disse que três aviões russos realizaram o ataque por volta das 6h, horário local.

    Lunin disse que não se sabe se alguém ficou ferido no ataque, mas que os serviços de emergência estavam apagando um incêndio na manhã de sábado. Ele afirmou ainda que quatro mísseis russos atingiram outros alvos em Poltava.

    A maior petrolífera da Ucrânia, Ukrnafta, opera uma refinaria de petróleo em Kremenchuk, segundo a empresa.

    O ataque à refinaria de petróleo ocorre um dia depois que o Kremlin acusou Kiev de montar um ataque de helicóptero a um depósito de combustível civil dentro do território russo. Imagens do local em chamas foram divulgadas nas redes sociais.

    O Ministério da Defesa ucraniano não confirmou nem negou o ataque, e o presidente Volodymyr Zelensky se recusou a discutir o ataque quando questionado sobre isso durante uma entrevista à emissora Fox News.

    Até agora, a CNN não conseguiu verificar essa afirmação e o Ministério da Defesa ucraniano disse à CNN que não tem informações sobre o incidente.

    A Rússia passou nos últimos dias a ter como alvo instalações de armazenamento de combustível em torno da Ucrânia.

    Tópicos