Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Imagens de satélite confirmam retirada de forças russas do Aeroporto Antonov

    Captura do aeroporto foi primeira grande conquista da Rússia no dia da invasão da Ucrânia

    Uma imagem de satélite mostra revestimentos vazios no Aeroporto Antonov em Hostomel
    Uma imagem de satélite mostra revestimentos vazios no Aeroporto Antonov em Hostomel Maxar Technologies/Reuters (31.mar.2022)

    Paul P. Murphyda CNN

    Ouvir notícia

    Após semanas de literal escavação no aeroporto Antonov em Hostomel, a apenas 18 milhas (cerca de 28 quilômetros) a noroeste da capital ucraniana, Kiev, as forças russas desapareceram de repente, conforme mostram novas imagens de satélite .

    Na quinta-feira, um funcionário do Departamento de Defesa dos EUA disse à CNN que acreditava que os militares russos tinham provavelmente deixado o aeroporto. As novas imagens de satélite, tiradas na quinta-feira da Maxar Technologies, confirmam que, de fato, o fizeram.

    Imagens de satélite anteriores mostraram que, em torno de veículos militares e posições de artilharia, os russos tinham construído bermas de proteção em terra. Agora, só restam as bermas.

    A captura do aeroporto de Antonov foi a primeira grande vitória assinalada pelos russos no primeiro dia da guerra – 24 de fevereiro. Vários helicópteros de transporte e ataque emboscaram a base, e os soldados ucranianos emboscaram-na; a CNN testemunhou mesmo alguns dos intensos tiroteios na base.

    Desde então, as forças ucranianas mantiveram-se fortes contra o avanço russo; nunca mais se aproximaram do oeste de Kiev. Intensos combates de fogo tiveram lugar ao longo do rio Irpin e das cidades de Irpin e Bucha, a sul da base aérea e da aldeia vizinha de Hostomel.

    E durante semanas, o Ministério da Defesa russo divulgou uma série de vídeos elogiando a facilidade com que alegavam ter tomado a base aérea. Os meios de comunicação estatais russos fizeram eco dessas afirmações, mesmo viajando com tropas em redor do aeroporto como prova de quão segura era a área.

    Agora, o abandono é apenas mais um exemplo do sucesso militar em declínio da Rússia em torno da capital ucraniana.

    Neste momento, não é claro para onde foram os militares e os veículos de artilharia. A Rússia afirmou anteriormente que iria diminuir a sua atividade militar em torno de Kiev. Todas as forças militares e veículos que foram posicionados a oeste de Kiev vieram da Belarus.

    Os russos não estão dizendo se regressaram à Belarus, e a espessa cobertura de nuvens está atualmente impedindo qualquer imagem de satélite de seguir os movimentos das tropas russas na área.

    Mais Recentes da CNN