Rússia diz à Alemanha que haverá uma terceira rodada de negociações com a Ucrânia neste fim de semana

Governo ucraniano ainda não confirmou encontro, que teria sido marcado para próxima semana

Nadine Schmidtda CNN

Ouvir notícia

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao chanceler alemão Olaf Scholz que uma terceira rodada de negociações entre a Rússia e a Ucrânia está marcada para este fim de semana, de acordo com a chancelaria da Alemanha após um telefonema entre os dois chefes de Estado nesta sexta-feira (4).

A segunda rodada de negociações realizada na quinta-feira (3) não apresentou os resultados que a Ucrânia precisava, disse um negociador ucraniano após o término do encontro. No entanto, os corredores humanitários para civis foram acordados durante a reunião.

“Infelizmente, os resultados que a Ucrânia precisa ainda não foram alcançados. Há uma solução apenas para a organização de corredores humanitários”, disse o alto funcionário ucraniano Mykhailo Podolyak em um tuíte.

Após a reunião de quinta, foi informado que a terceira rodada para debater o cessar-fogo da guerra, que acontece desde 24 de fevereiro, seria realizada no início da próxima semana. A Ucrânia ainda não confirmou a rodada de negociação no fim de semana.

“Discutimos exaustivamente três pontos – militar, internacional e humanitário, e o terceiro é uma questão de uma futura regulação política do conflito. Ambas as posições são claras e escritas. Conseguimos chegar a um acordo sobre alguns deles, mas o principal sobre o qual chegamos a um acordo hoje foi o resgate de civis que se encontravam em uma zona de confronto militar”, declarou o chefe da delegação russa, Vladimir Medinsky.

“Os ministérios de defesa russo e ucraniano concordaram em fornecer corredores humanitários para civis e em um possível cessar-fogo temporário em áreas onde a evacuação está acontecendo”, continuou.

Essas reuniões são realizadas por representantes russos e ucranianos na Bielorrússia . São 11 homens escolhidos para tentar chegar a um acordo em nome dos dois países. Entre os escolhidos, estão um político que se viu envolvido num escândalo sexual, um conselheiro que acredita que os russos têm um cromossomo a mais, um advogado famoso, um poliglota e um político que gosta de aparecer usando boné.

Mais Recentes da CNN