Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia diz desconhecer missão de paz do Vaticano na Ucrânia

    Papa Francisco havia mencionado o compromisso durante sua volta da Hungria no último dia 3

    Da Reuters

    O Kremlin disse nesta sexta-feira (12) que desconhece uma missão de paz do Vaticano sobre a Ucrânia, depois que fontes diplomáticas disseram à Reuters que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontrará com o papa Francisco no Vaticano no sábado (13).

    O papa disse que a Santa Sé está envolvida em uma missão de paz para tentar acabar com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

    O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou não tinha informações sobre a iniciativa, mas disse que tais informações poderiam ser compartilhadas no futuro.

    Em seu retorno de uma viagem à Hungria na noite do último dia 3, Francisco foi questionado por um repórter se o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, e autoridades da Igreja Ortodoxa Russa poderiam acelerar o processo de paz na Ucrânia e marcar um encontro entre o papa e o presidente russo, Vladimir Putin.

    “Há uma missão em andamento agora, mas ainda não é pública. Quando for pública, eu a revelarei”, respondeu o papa.

    Francisco acrescentou que havia falado sobre a Ucrânia com Orbán e com o metropolita Hilarion, o principal representante da Igreja Ortodoxa Russa em Budapeste e predecessor de Anthony como chefe das relações externas da igreja.

    (Com informações da CNN)