Rússia diz esperar resposta de Ucrânia sobre próxima rodada de negociações

Proposta de encontro em Istambul visa iniciar discussões sobre rascunhos de memorandos para acordo de paz

Da Reuters
Compartilhar matéria

O governo da Rússia afirmou nesta quinta-feira (29), que ainda aguarda uma resposta da Ucrânia sobre a proposta feita pelo Kremlin de realizar a próxima rodada de negociações de paz em Istambul, Turquia, na próxima segunda-feira, 2 de junho.

A rodada visa iniciar as discussões sobre os rascunhos de memorandos para um acordo de paz.

A Rússia propôs na quarta-feira (28) a nova rodada de negociações diretas, visando apresentar à Ucrânia um documento descrevendo os elementos-chave para “superar as causas profundas” do conflito.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que até o momento Moscou não recebeu uma resposta de Kiev.

Quando questionado sobre a sugestão do ministro das relações exteriores da Ucrânia, Andrii Sybiha, de que a Rússia entregasse o memorando imediatamente, Peskov descartou a ideia como “não construtiva”.

“Aqui, vocês precisam confirmar a prontidão para continuar as negociações ou fazer o oposto”, falou Peskov.

O ministro da defesa ucraniano, Rustem Umerov, falou na quarta-feira (28) que Kiev já havia apresentado um documento interno sobre um possível acordo e solicitou à Rússia que apresentasse sua versão imediatamente, em vez de esperar até a próxima semana.

As negociações anteriores, em 16 de maio, não resultaram em um acordo de cessar-fogo — o que Moscou afirmou ser impossível de ser alcançado antes que certas condições sejam cumpridas.