Rússia diz estar pronta para ajudar a resolver o "problema nuclear" do Irã

Fonte afirmou que país se ofereceu para intermediar negociações com os Estados Unidos

Da Reuters
Visão geral do Kremlin, em Moscou, Rússia
Visão geral do Kremlin, em Moscou, Rússia  • 12/08/2024REUTERS/Maxim Shemetov
Compartilhar matéria

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou nesta terça-feira (4) que a Rússia está pronta para promover uma solução pacífica para o "problema nuclear" do Irã.

Peskov disse a repórteres que o Irã é parceiro e aliado da Rússia e que Moscou continuará com a relação com o país.

"O presidente Putin acredita e está convencido de que o problema do dossiê nuclear do Irã deve ser resolvido apenas por meios pacíficos", pontuou ele.

"É claro que a Rússia, sendo uma aliada iraniana, fará todo o possível para facilitar a solução pacífica do problema", ressaltou.

Mais cedo nesta terça, o canal de TV estatal russo Zvezda pontuou que Peskov disse que o presidente russo Vladimir Putin concordou em mediar entre o Irã e os Estados Unidos em negociações sobre armas nucleares.

Uma fonte informada sobre as discussões, falando sob condição de anonimato, disse à Reuters que a Rússia não foi solicitada a exercer tal função.

Isso acontece depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, adotou uma postura mais conciliatória em relação à Rússia, o que deixou os aliados ocidentais cautelosos enquanto ele tenta intermediar o fim da guerra da Ucrânia.