Rússia diz que “não há motivos” para ser culpada por drones na Europa
Governo russo rejeitou declarações do chanceler alemão, Friedrich Merz, acusando país de estar por trás dos voos

O governo da Rússia afirmou nesta segunda-feira (6) que não havia motivo para culpar Moscou pelos drones avistados em toda a Europa.
As declarações do chanceler alemão, Friedrich Merz, de que ele presumia que a Rússia estava por trás dos voos dos drones também foram rejeitadas.
“Há muitos políticos na Europa que agora estão inclinados a culpar a Rússia por tudo. Eles o fazem de forma irracional e indiscriminada”, falou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórteres.
“Toda a história desses drones é, bem, realmente bastante estranha, para dizer o mínimo”, pontuou Peskov. “Não há motivo para culpar a Rússia por isso.”
Mais cedo, ainda nesta segunda-feira (6), o Aeroporto de Oslo, na Noruega, suspendeu temporariamente um ou vários pousos após um relato de avistamento de um drone perto do aeroporto, informou a operadora Avinor.
A aviação europeia tem sido repetidamente lançada no caos nas últimas semanas por avistamentos de drones e incursões aéreas, inclusive em aeroportos de Copenhague, Oslo e Munique.
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, disse no domingo (5) presumir que a Rússia está por trás dos drones avistados sobre a Alemanha neste fim de semana, incluindo aqueles que interromperam voos e descolagens no aeroporto de Munique, deixando mais de 10 mil passageiros presos.
Ele acrescentou que a frequência das incursões no espaço aéreo da Europa não tem precedentes, mesmo em comparação com os tempos da Guerra Fria.


