Rússia diz ter capturado vila no sudeste da Ucrânia

Ministério da Defesa divulgou imagens de soldados segurando bandeiras russas em Vyshneve, na região de Dnipropetrovsk

Da Reuters
Compartilhar matéria

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou na quarta-feira (29) que suas forças assumiram o controle da vila de Vyshneve, na região de Dnipropetrovsk, no sudeste da Ucrânia.

A Reuters conseguiu verificar a localização do vídeo a partir do traçado das ruas, corpos d'água e edifícios, que coincidiram com imagens de satélite. A agência não conseguiu verificar de forma independente a data em que o vídeo foi gravado.

O Ministério divulgou na sexta-feira (31) um vídeo mostrando explosões em vários locais de Vyshneve e soldados segurando bandeiras da Rússia em diferentes pontos do assentamento.

Entenda a guerra na Ucrânia

A Rússia iniciou a invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022 e detém atualmente cerca de um quinto do território do país vizinho.

Ainda em 2022, o presidente russo, Vladimir Putin, decretou a anexação de quatro regiões ucranianas: Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

Os russos avançam lentamente pelo leste e Moscou não dá sinais de abandonar seus principais objetivos de guerra. Enquanto isso, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, pressiona por um acordo de paz.

A Ucrânia tem realizado ataques cada vez mais ousados dentro da Rússia e diz que as operações visam destruir infraestrutura essencial do Exército russo.

O governo de Putin, por sua vez, intensificou os ataques aéreos, incluindo ofensivas com drones.

Os dois lados negam ter como alvo civis, mas milhares morreram no conflito, a grande maioria deles ucranianos.

Acredita-se também que milhares de soldados morreram na linha de frente, mas nenhum dos lados divulga números de baixas militares.

Os Estados Unidos afirmam que 1,2 milhão de pessoas ficaram feridas ou mortas na guerra.