Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rússia reivindica controle total de área no leste da Ucrânia

    Kiev, no entanto, disse que ainda há combates na região

    Edifício destruído após o que autoridades locais instaladas pela Rússia disseram ser um ataque militar ucraniano no assentamento de Yubileiny, na região de Luhansk, na Ucrânia
    Edifício destruído após o que autoridades locais instaladas pela Rússia disseram ser um ataque militar ucraniano no assentamento de Yubileiny, na região de Luhansk, na Ucrânia 20/05/2024Leonid Pasechnik canal Telegram/Divulgação via REUTERS

    Reuters

    O Exército russo disse nesta segunda-feira (20) que assumiu o controle total do assentamento de Bilohorivka, na região de Luhansk, no leste da Ucrânia. Kiev, no entanto, disse que ainda há combates na região.

    O Ministério da Defesa russo disse em um comunicado que suas forças assumiram melhores posições na região.

    Já o governo da Ucrânia disse que os combates estavam em andamento em torno de Bilohorivka e acrescentou que as forças ucranianas interceptaram três ataques no setor de Siversk, nas proximidades.

    Antes, os ucranianos haviam dito que tropas de Kiev “estavam contendo” ataques russos perto do vilarejo.

    O Ministério da Defesa russo acrescentou que também se envolveu em confrontos na região ucraniana de Kharkiv, perto de Vovchansk, Starytsia e Hlyboke, onde afirmou que tropas interceptaram dois contra-ataques.

    As forças russas entraram na região de Kharkiv neste mês, no que o presidente Vladimir Putin disse ter sido uma operação para criar uma zona de amortecimento para proteger as regiões de fronteira da Rússia.

    O presidente Volodymyr Zelensky disse à Reuters, em uma entrevista nesta segunda-feira (20), que a situação ao norte de Kharkiv agora está “sob controle”.