Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba o que esperar do funeral da rainha Elizabeth II

    Veja o resumo feito pela CNN do que está programado para a cerimônia

    Os netos da Rainha Elizabeth II montam uma vigília familiar sobre seu caixão deitado no estado em Westminster Hall
    Os netos da Rainha Elizabeth II montam uma vigília familiar sobre seu caixão deitado no estado em Westminster Hall Yui Mok-WPA Pool/Getty Images

    Max FosterLauren Said-Moorhouseda CNN

    Os arranjos meticulosamente planejados para o funeral da rainha Elizabeth II devem ser uma despedida adequada à monarca mais longeva do Reino Unido.

    Falando em nome de muitas agências e departamentos envolvidos no funeral, Earl Marshal, Duque de Norfolk, disse que orquestrar o evento era “ao mesmo tempo um privilégio e intimidador”.

    Ele acrescentou que o objetivo era “unir pessoas em todo o mundo e de diferentes religiões, enquanto cumpria os desejos de Sua Majestade e de sua família para prestar uma homenagem adequada a um reinado extraordinário”.

    A seguir, a CNN faz um resumo do que deve acontecer na cerimônia.

    Por volta das 6h35 (de Brasília), o caixão será retirado do catafalco onde está descansando por um grupo de carregadores do 1º Batalhão de Guardas de Granadeiros, e levado em procissão de Westminster Hall para a Carruagem de Armas do Estado da Marinha Real, disse um alto funcionário do palácio.

    De acordo com a tradição, a carruagem de armas partirá às 6h44 e iniciará a curta viagem de New Palace Yard à Abadia de Westminster. O rei Charles III, membros da família real seguirão diretamente atrás do caixão.

    O serviço será conduzido pelo Rev. David Hoyle, o Reitor de Westminster, na Abadia de Westminster, a partir das 7h. A Primeira Ministra do Reino Unido, Liz Truss, e Patricia Scotland, Secretária Geral da Commonwealth, farão discursos. O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, fará um sermão.

    Perto do final do culto, por volta das 7h55, deve terminar a cerimônia e será feito um silêncio de dois minutos.

    Após o funeral de Estado, o caixão será transportado do salão para Wellington Arch – novamente com o rei Charles III liderando alguns membros da família real a pé, enquanto Camilla, a rainha consorte e outros seguem de carro – antes de fazer sua jornada final de Londres para Windsor.

    Seu destino: a Capela de São Jorge, dentro dos terrenos do Castelo de Windsor, onde acontecerá uma missa por volta das 12h, conduzida pelo Reitor de Windsor.

    Um funeral privado será realizado para a família mais tarde, e a rainha será sepultada com seu falecido marido, o príncipe Philip, na Capela Memorial do Rei George VI.

    Trajeto de despedida da rainha Elizabeth II
    Trajeto de despedida da rainha Elizabeth II / Arte/CNN Brasil