Seca provoca alta de incêndios florestais no Novo México

Mudanças climáticas reduziram os acúmulos de neve no inverno e permitiram que incêndios maiores e mais extremos

Incêndio atinge região de Las Vegas, nos Estados Unidos - 22/04/2022
Incêndio atinge região de Las Vegas, nos Estados Unidos - 22/04/2022 Max Herman/Sipa USA via Reuters

Da Reuters

Ouvir notícia

Incêndios florestais provocados pelo vento explodiram em tamanho no norte do Novo México, destruindo várias casas e forçando centenas a fugir de vilarejos nas montanhas enquanto as chamas assolavam no início do ano no árido sudoeste dos Estados Unidos.

Dois incêndios florestais se fundiram a noroeste de Las Vegas, Novo México, e percorreram 24 quilômetros de floresta impulsionados por ventos de mais de 121 km/h, disseram autoridades locais e bombeiros neste sábado (23).

A nordeste, ventos ferozes enviaram outra chama para o Philmont Scout Ranch e a vila de Cimarron.

Os incêndios florestais foram os mais graves de quase duas dúzias no sudoeste dos EUA e levantaram preocupações de que a região estivesse em um ano de incêndio brutal como uma seca de décadas combinada com vegetação seca abundante.

“A temporada de incêndios ainda nem chegou, você sabe que é abril”, disse Michael Johnson, porta-voz da Floresta Nacional de Santa Fé e um bombeiro florestal veterano de 20 anos. “Este é provavelmente um dos maiores eventos de incêndio com os quais estive associado”.

Os chamados incêndios Calf Canyon e Hermits Peak se combinaram para queimar 42.341 acres, uma área maior que a Disney World da Flórida.

O incêndio foi definido para transformar o leste em pastagens secas, dando às equipes a chance de demolir os aceiros para proteger Mora e outras aldeias ao norte, disse o comandante do incidente Jayson Coil.

Mais de 500 casas foram evacuadas, mas algumas pessoas optaram por ficar para trás, segundo as autoridades locais.

“Soubemos que ocorreram danos bastante extensos”, disse Joy Ansley, porta-voz do condado de San Miguel, em Las Vegas. “Parece que Pendaries foi atingido com muita força.”

Pendaries é uma comunidade rural com dezenas de casas, bem como uma área de resort e clube de golfe perto da vila da Rociada.

As mudanças climáticas reduziram os acúmulos de neve no inverno e permitiram que incêndios maiores e mais extremos começassem no início do ano, segundo cientistas. Leia história completa

Cerca de 35 milhas a leste de Taos, Novo México, o incêndio de Cooks Peak ameaçou o Philmont Scout Ranch e a vila de Cimarron. Bombeiros no Arizona continuaram a conter o incêndio no túnel perto de Flagstaff, que queimou dezenas de casas.

Mais Recentes da CNN