Secretário-geral da ONU diz que Gaza está em meio a “catástrofe humanitária épica”

Declaração do chefe das Nações Unidas acontece à medida que crescem os apelos por um cessar-fogo para substituir a trégua temporária entre Israel e Hamas

Michelle Nichols, da Reuters, em Nova York
Compartilhar matéria

O secretário-geral da ONU, António Guterres, alertou, nesta quarta-feira (29), que a Faixa de Gaza está em meio a uma “catástrofe humanitária épica”.

A declaração do chefe das Nações Unidas acontece à medida que crescem os apelos por um cessar-fogo para substituir a trégua temporária entre Israel e os homens do Hamas.

Veja também: Família de bebês sequestrados pelo Hamas planejava pedir interferência de Lula

"Estão em curso intensas negociações para prolongar a trégua - que saudamos fortemente - mas acreditamos que precisamos de um verdadeiro cessar-fogo humanitário", disse Guterres ao Conselho de Segurança da ONU.

A reunião foi presidida pelo ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, porque a China é presidente do Conselho para novembro.

As negociações de última hora continuavam entre Israel e os militantes palestinos do Hamas nesta quarta-feira para estender uma trégua em Gaza.

“Devemos trabalhar por um cessar-fogo abrangente e duradouro com a maior urgência”, afirmou Wang ao Conselho.

"A retomada dos combates apenas se transformaria, muito provavelmente, em uma calamidade que devoraria toda a região", completou.

Dirigindo-se ao Conselho de Segurança, o embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, acusou os ministros de apoiarem “uma organização terrorista que visa aniquilar Israel”.

"Qualquer pessoa que apoie um cessar-fogo basicamente apoia a continuação do reinado de terror do Hamas em Gaza. O Hamas é uma organização terrorista genocida - eles não escondem isso - e não é um parceiro confiável para a paz", disse Erdan.