Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Secretário-geral da ONU diz que morte de Navalny é chocante e pede investigação

    Principal opositor de Vladimir Putin teve mal súbito após uma caminhada, segundo serviço penitenciário da Rússia

    Richard RothEve Brennanda CNN

    O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, disse que a morte de Alexey Navalny, principal opositor de Vladimir Putin, é “chocante”, segundo o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric.

    “Ele espera uma investigação completa, credível e transparente sobre as circunstâncias da morte enquanto estava detido”, acrescentou Dujarric.

    Navalny teve mal súbito, diz serviço penitenciário

    O serviço penitenciário da Rússia anunciou a morte de Alexei Navalny nesta sexta-feira (16), alegando que ele teve um mal súbito após uma caminhada.

    Também ressaltaram que médicos tentaram reanimá-lo por cerca de meia hora, mas sem sucesso, e que estão investigando o caso.

    A mãe de Navalny afirmou que viu o filho pela última vez na prisão na segunda-feira (12) e ele estava “saudável e alegre”, segundo comentou ao canal de notícias independente russo Novaya Gazeta.

    Quem é Alexei Navalny

    Alexei Navalny tinha 47 anos e era conhecido como o principal opositor ao regime de Vladimir Putin, tendo organizado protestos de rua expondo acusações de corrupção no Kremlin e na economia russa.

    Manchetes do mundo inteiro noticiaram o envenenamento de Navalny, em 2020, que o deixou em estado grave. O governo alemão disse que ele foi envenenado com um agente químico nervoso chamado Novichok, conclusão que foi posteriormente apoiada por outros dois laboratórios na França e na Suécia.

    O opositor retornou à Rússia em 2021 e foi rapidamente preso por acusações que negou, dizendo que possuem motivação política, ficando detido desde então.

    As preocupações com o bem-estar do opositor de Putin ficaram mais intensas depois que ele foi transferido para uma colônia penal ao norte do Círculo Polar Ártico.

    Saiba mais sobre a vida de Navalny, seu envenenamento e as condições que enfrentava na prisão nesta matéria.