Secretário-geral da ONU pede "chance à paz" entre Israel e Irã

Conselho de Segurança da organização está reunido nesta sexta-feira (20) para discutir conflito

Da Reuters
Secretário-geral da ONU, António Guterres, durante sessão do Conselho de Segurança da ONU em Nova York  • 20/06/2025 REUTERS/Brendan McDermid
Compartilhar matéria

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, alertou nesta sexta-feira (20) que a expansão do conflito entre Israel e o Irã poderia desencadear um “incêndio” que ninguém pode controlar e apelou às partes em conflito e potenciais partes envolvidas no conflito para que “deem uma chance à paz”.

Guterres fez as declarações ao Conselho de Segurança das Nações Unidas enquanto ministros das Relações Exteriores europeus se reuniam com seu homólogo iraniano nesta sexta-feira (20), na esperança de testar a prontidão de Teerã para negociar um novo acordo nuclear, apesar das poucas perspectivas de Israel cessar os ataques em breve.

Risco nuclear

O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica da ONU alertou contra ataques a instalações nucleares e pediu máxima contenção em meio aos ataques de Israel ao Irã.

“Ataques armados a instalações nucleares jamais deveriam ocorrer e poderiam resultar em vazamentos radioativos com graves consequências dentro e fora das fronteiras do Estado atacado”, disse Rafael Grossi, diretor da Agência Internacional de Energia Atômica, ao Conselho de Segurança da ONU. “Portanto, novamente, peço máxima contenção.”