Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Síria diz que Israel atacou aeroportos de Alepo e da capital Damasco

    Segundo TV estatal, aeroportos estão fora de serviço nesta quinta-feira (12) após os ataques aéreos israelenses

    Firas MakdesiMaya Gebeilyda Reuters

    em Damasco

    A Síria disse que forças israelenses lançaram ataques simultâneos com mísseis contra os aeroportos de sua capital, Damasco, e da cidade de Alepo, no norte do país, nesta quinta-feira (12), danificando as pistas e colocando ambos os centros fora de serviço.

    Uma fonte militar síria citada pela agência de notícias estatal SANA disse que “rajadas de mísseis” atingiram os dois aeroportos ao mesmo tempo, no que ele disse ser uma tentativa de desviar a atenção do mundo da guerra de Israel com militantes do Hamas em Gaza.

    Os militares israelenses disseram que não comentam tais relatórios.

    Veja também: Faixa de Gaza é atingida por explosões e fumaça no 6º dia de guerra

    Durante anos, Israel realizou ataques contra o que descreveu como alvos ligados ao Irã na Síria, incluindo contra os aeroportos de Alepo e Damasco.

    Fontes disseram que os ataques aos aeroportos têm como objetivo interromper as linhas de abastecimento iranianas para a Síria, onde a influência de Teerã cresceu desde que começou a apoiar o presidente Bashar al-Assad na guerra civil iniciada em 2011.

    Os ataques desta quinta-feira acontecem um dia antes da visita do ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, à Síria.

    Israel prometeu aniquilar o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, em resposta ao ataque mais mortífero a civis na sua história, quando centenas de homens armados cruzaram a fronteira e atacaram cidades israelenses no sábado (7).

    Teerã comemorou os ataques do Hamas, mas negou estar por trás deles.

    Na terça-feira, tropas israelenses dispararam artilharia e morteiros contra a Síria depois que foguetes do sul da Síria atingiram posições israelenses do outro lado da fronteira.