Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Submarino Titan perdeu o controle e começou a girar em círculos em mergulho anterior

    Situação foi filmada pelos passageiros e exibida em documentário da BBC de 2022

    Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram
    Destroços do submarino Titan foram levados para o Canadá para investigação. A chegada das partes do Titan no porto foram registradas por repórteres. Os investigadores querem definir as causas da implosão do submergível, que fazia uma uma expedição ao Titanic. Os cinco ocupantes morreram Allison King/VOCM News

    Da CNN São Paulo

    Em uma expedição anterior, o submarino Titan – que implodiu no mês passado, matando os cinco passageiros a bordo – perdeu o controle e começou a girar em círculos, deixando os passageiros em pânico e presos por horas. A situação foi relatada em um documentário da BBC de 2022, segundo o portal The Mirror.

    Imagens de dentro do submarino mostram a embarcação girando, a 3,8 km de profundidade, enquanto o piloto daquela expedição, Scott Griffith, diz: “Temos um problema”.

    “Há algo errado com meus propulsores. Estou empurrando e nada está acontecendo”, diz Griffith na filmagem.

    Os propulsores teriam sido instalados incorretamente na ocasião, segundo o The Mirror, o que significa que um propulsor empurrava o submersível para um lado, e o outro para outro lado, fazendo a embarcação girar em círculos.

    “Você sabe, eu estava pensando não vamos conseguir”, disse a passageira Reneta Rojas à BBC no documentário. “Estamos literalmente a 300 metros do Titanic e, embora já estejamos no campo de destroços, não podemos ir a lugar nenhum a não ser andar em círculos.”

    Na ocasião, a tripulação teve que reprogramar o controle de videogame que comandava o movimento da embarcação para poder voltar a superfície.

    Investigação segue conforme dúvidas sobre a segurança do Titan aumentam

    investigação internacional sobre a implosão fatal do submersível Titan foi ampliada no final do mês passado, com a Polícia Real Montada do Canadá (RCMP, em inglês) dizendo que está investigando se “as leis criminais, federais ou provinciais podem ter sido violadas”.

    Depois da confirmação da implosão do submarino, a OceanGate Expeditions passou a receber questionamentos sobre seus procedimentos de segurança e relatórios sobre problemas mecânicos, expedições canceladas e um suposto desrespeito aos processos regulatórios começaram a vir à tona.

    *Publicado por Fernanda Pinotti, da CNN