Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Subúrbio de Kiev, Irpin agora está 80% sob controle ucraniano, diz prefeito

    Cidade é palco há semanas de combates ferozes e bombardeios pesados por parte das forças russas

    Julia Kesada CNN

    Lviv

    Prefeito do subúrbio de Irpin, em Kiev, Oleksandr Markushyn disse que as forças armadas ucranianas, a defesa territorial e a polícia local “têm 80% da cidade sob controle”, o que significaria um recuo das forças russas na região. Acompanhe ao vivo as notícias da guerra.

    Markushyn disse para uma rede ucraniana: “Nossa cidade está sendo constantemente bombardeada. Muito massivamente. Eles estão atacando a área residencial, edifícios de vários andares”.

    Apesar das retiradas em massa nas últimas semanas, Markushyn, que disse que sua própria casa foi destruída na quarta-feira, estimou que até 6.000 pessoas ainda estão em Irpin e que pequenos grupos estão sendo evacuados a cada dia.

    “Cerca de 4.000 pessoas não querem sair da cidade. Nós os ajudamos com alimentos e suprimentos médicos”, acrescentou.

    A polícia nacional disse na quarta-feira que está retomando o trabalho em Irpin, grande parte ocupada pelas forças russas. Foi outro possível sinal de que as forças de segurança ucranianas estão recuperando território em torno da capital Kiev.

    Irpin, um subúrbio localizado a noroeste de Kiev, tem visto semanas de combates ferozes e bombardeios pesados desde que a invasão da Rússia foi lançada há quase quatro semanas.

    Vídeo: Ucrânia terá nove corredores humanitários nesta quarta-feira