Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Surto de sarampo deixa ao menos 42 mortos na Nigéria

    O sarampo é um vírus altamente contagioso, transmitido pelo ar, que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade

    Manchas vermelhas na pele podem surgir na dengue, mas também são sintomas de sarampo e rubéola
    Manchas vermelhas na pele podem surgir na dengue, mas também são sintomas de sarampo e rubéola Mumemories/GettyImages

    Percy Dabangda Reuters

    Ao menos 42 pessoas morreram, em pouco mais de uma semana, em decorrência de um surto de sarampo no estado de Adamawa, no nordeste da Nigéria. A informação foi divulgada pelo comissário de saúde local nesta sexta-feira (3).

    O sarampo é um vírus altamente contagioso, transmitido pelo ar, que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade.

    Felix Tangwami, comissário de saúde de Adamawa, disse que o surto de sarampo afetou principalmente duas áreas, onde as 42 mortes foram registradas em quase 200 casos suspeitos. “As vacinas contra o sarampo foram liberadas para essas áreas e nossas equipes de campo estão contendo a situação”, afirmou em uma entrevista coletiva.

    A doença pode ser prevenida com duas doses de vacina. Segundo a Organização Mundial da Sadúde, mais de 50 milhões de mortes foram evitadas desde 2000.

    A insegurança generalizada em muitos estados do norte da Nigéria é frequentemente responsabilizada pela interrupção das campanhas de vacinação, deixando as crianças particularmente vulneráveis.