Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Tailândia vai devolver quase mil animais que foram traficados de Madagascar

    Bichos foram encontrados durante operação e, agora, poderão voltar ao país africano

    Chris LauKocha Olarnda CNN

    A Tailândia está enviando quase mil tartarugas e lêmures ameaçados de extinção de volta a Madagascar. A medida é considerada uma vitória histórica contra o tráfico de animais. O primeiro lote está a caminho do país africano neste sábado (30).

    De acordo com autoridades tailandesas, essa foi a maior repatriação já realizada entre os dois países.

    Ao total, a polícia da Tailândia afirmou ter recuperado 1.117 animais em operações contra o tráfico ilegal de espécies. Porém, só será possível devolver 961, pois os demais bichos não sobreviveram às condições precárias, como falta de comida e água quando foram contrabandeados.

    Entre as espécies estavam tartarugas-aranha, tartarugas radiadas, lêmures de cauda anelada e lêmures marrons, todas altamente ameaçadas de extinção na lista da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES).

    dezenas de pequenas tartarugas resgatadas
    Além do resgate de lêmures, espécies de tartarugas voltaram ao seu habitat • Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas via CNN Newsource

    Muitos deles são procurados na Ásia com animais de estimação exóticos, embora seja extremamente difícil reproduzir seu habitat natural, o que muitas vezes coloca sua vida em risco.

    O ministro de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tailândia, Dr. Chalermchai Sri-on, afirmou que a repatriação mostra o compromisso do país com o combate ao tráfico ilegal de animais silvestres, além de priorizar o bem-estar das espécies apreendidas.

    Attapol Charoenchansa, diretor do Departamento de Parques Nacionais, Vida Selvagem e Conservação de Plantas, disse à CNN que espera que as operações tenham um efeito dissuasivo.

    “Ao realizar operações de prisão como essa e mostrá-las globalmente, podemos conscientizar as pessoas em todo o mundo de que a posse desses animais não é correta”, disse Charoenchansa.

    “Alguns podem pensar que, se tiverem dinheiro, podem comprá-los e colecioná-los, mas esse não é o caso.”acrescentou o diretor.

    O grupo de conservação Traffic, sediado no Reino Unido, disse em um comunicado que a repatriação foi “um verdadeiro testemunho do poder da colaboração internacional para enfrentar a crise do tráfico de animais selvagens”.

    Ameaça ambiental

    O comércio ilegal de madeira e vida selvagem é a segunda maior ameaça à biodiversidade de Madagascar, afirmou o grupo Traffic em um relatório de 2023.

    Considerado o maior importador de vida selvagem de Madagascar no Sudeste Asiático, a Tailândia desempenha “um papel vital” no comércio de algumas das espécies mais ameaçadas de Madagascar.

     

    Tópicos