Talibã diz que mulheres serão proibidas de praticar esportes
Porta-voz falou para uma rede australiana que grupo islâmico não vai autorizar times femininos de críquete e outras modalidades
Em entrevista para uma rede de notícias australiana nesta quinta-feira (9), um porta-voz do Talibã afirmou que mulheres serão proibidas de praticarem esportes no Afeganistão.
No país, o críquete é um dos mais populares e, segundo o porta-voz, as mulheres não devem ter autorização do grupo islâmico para jogar esse ou qualquer outro esporte.
A justificativa é que a prática de atividades físicas não é algo necessário para as mulheres e, também, porque elas poderiam se expor durante os jogos, já que não estariam com as vestimentas religiosas obrigatórias.
Após a declaração, o Conselho de Críquete de Austrália anunciou que vai cancelar uma partida teste programada entre a seleção masculina australiana e a do Afeganistão.
A ação é um exemplo de como os países ocidentais estão atentos aos direitos das mulheres no Afeganistão. O governo do Reino Unido já declarou que o reconhecimento de um novo governo do Talibã vai acontecer apenas se os direitos humanos forem respeitados no país.
