Tarifaço afeta relação militar, diz ex-subsecretária de Defesa dos EUA

Jana Nelson, ex-subsecretária de Defesa dos EUA, revela que atual situação comercial entre os países pode impactar cooperação militar e compra de armamentos

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

As tensões comerciais entre Brasil e Estados Unidos, marcadas pelo recente tarifaço, podem impactar negativamente as relações militares entre os dois países, tradicionalmente protegidas de questões políticas.

Jana Nelson, ex-subsecretária de Defesa dos EUA, afirmou, durante o WW, que a atual complexidade da situação bilateral está afetando tanto o dinamismo conjunto quanto as considerações sobre armamentos. Embora o sistema militar geralmente seja bem protegido de questões políticas, a realidade atual apresenta desafios significativos para ambos os lados.

Nelson ressalta que desde o início da guerra na Ucrânia, a relação entre os países tem se tornado mais tênue, principalmente devido à resistência brasileira em se envolver mais ativamente no conflito, conforme solicitado pelos Estados Unidos.

O cenário se complica ainda mais com a implementação do tarifaço, uma medida gerada pelo lado americano que adiciona uma nova camada de tensão às relações bilaterais, podendo afetar futuros acordos e cooperações militares entre as duas nações.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.