Tempestade Agatha se torna furacão no leste do Pacífico, diz NHC

Segundo o órgão de monitoramento, fenômeno desenvolveu ventos máximos sustentados de 120 km por hora

Espera-se que as condições de tempestade tropical cheguem ao sul do México na noite deste domingo (29)
Espera-se que as condições de tempestade tropical cheguem ao sul do México na noite deste domingo (29) CNN/Reprodução

Haley Brinkda CNN

Ouvir notícia

A tempestade Agatha se fortaleceu tornando-se um furacão com ventos sustentados de 75 mph (cerca de 120 quilômetros por hora), de acordo com a última atualização do Centro Nacional de Furacões (NHC).

Prevê-se que o primeiro furacão da temporada do Pacífico oriental continue se fortalecendo até atingir a costa sul do México nesta segunda-feira (30).

Agatha atualmente tem ventos sustentados de 75 mph e está a 321 km a oeste-sudoeste de Puerto Angel, no México.

Um alerta de furacão está em vigor para Salina Cruz para Lagunas de Chacahua. Alertas de tempestade tropical estão em vigor para Salina Cruz a leste de Boca de Pijijiapan e Lagunas de Chacahua a oeste de Punta Maldonado.

Espera-se que as condições de tempestade tropical cheguem ao sul do México na noite deste domingo (29), com condições de furacão chegando à área de alerta amanhã.

“O aumento da tempestade pode produzir inundações costeiras perto e a leste de onde o centro passa pela costa em áreas de ventos terrestres”, disse o Centro Nacional de Furacões. “A onda pode ser acompanhada por ondas grandes e destrutivas.”

“A chuva mais forte está prevista no estado mexicano de Oaxaca, onde são esperados 10 a 16 polegadas, mas totais isolados de até 20 polegadas são possíveis”, disse o centro de furacões.

Depois de cruzar a terra, a baixa remanescente de uma Agatha dissipada pode ressurgir no sul do Golfo do México em meados desta semana.

O Centro Nacional de Furacões destacou uma chance de 30% de desenvolvimento nos próximos cinco dias em toda a região.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN